Configuração Reserva
Configuração Reserva
Configuração do Sistema para se trabalhar com o módulo Reserva:
Acesse as Configurações, Configurações > Aba Filial e marque o box 'Utilizar Reservas'.
Será habilita então a aba “Reserva”.
Nesta aba é possível escolher a descrição do módulo. Vindo por padrão o nome "Reserva" e caso desejado, o mesmo pode ser alterado.
Nota: Não poderá deixar o campo em branco.
Informe a hora de Check-In e Hora de Check-out padrão.
Este campo irá facilitar a pesquisa de reservas na tela de “Consulta de Reservas”. Trazendo a informação de hora preenchida nos filtros de datas, mas ainda será possível editar a informação no campo caso necessário.
A opção de “Exibir Registros em Lista” serve para definir a forma de visualização padrão das reservas na tela de “Consulta de Reservas”. Por padrão virá desmarcada e a visualização será por cards.
E ao marcar, a visualização padrão se torna a em Lista.
Então deve ser informados os Registros das Reservas, estes são os números referentes aos quartos, quiosques ou qualquer que seja a unidade reservada.
Para adicionar todos os Registros basta informar o sequencial preenchendo o campo "N° Inicial" com o primeiro número da sequência e o campo "N° Final" com o ultimo número da sequência. É possível ainda adicionar uma observação para todos os quartos da sequência, inserindo-a no campo de "Observação".
Após informar os dados corretamente e clicar no botão de adicionar os registros, será exibida a seguinte mensagem.
Ao clicar em sim, será validada a sequência e caso ela não tenha sido cadastrada ainda, todos os números do sequencial informado serão adicionados, juntamente com a descrição informada.
Nota: O campo de observação pode ser editado ao clicar sobre o mesmo e informar a nova informação, sendo salvo assim que se clica fora do campo.
O campo "Em Manutenção" é listado para cada quarto também, podendo ser marcado no caso em que o quarto esteja passando por alguma reforma ou mesmo esteja em limpeza, sendo possível visualizá-lo pela tela de “Consulta de Reservas” na cor azul (visualização em card), não permitindo a reserva destes.
Nota: Durante a validação no cadastro será verificado se a sequencia digitada já esteja listada, e caso esteja, aparecerá a mensagem informando que a sequencia já está em uso, não permitindo cadastra-la novamente. Também será validado se as informações nos campos foram preenchidas corretamente. Exemplo abaixo:
Caso se deseje excluir um registro cadastrado, basta clicar sobre o quarto da grid e clicar no botão de lixeira.
Caso este não possua reservas pendentes de fechamento, será então informada a mensagem para confirmar a exclusão.
Ao clicar em "Sim", o registro será excluído da grid.
Nota: No caso de haver reservas pendentes, o sistema bloqueará a exclusão, sendo necessário verificar e resolver as pendências, para só então excluir o registro.
Clique em confirmar para salvar as alterações.
Nota: É obrigatório informar pelo menos 1 registro na grid para que o módulo reserva seja habilitado. Caso contrário será exibida mensagem de aviso informando que os dados não foram preenchidos corretamente na guia reserva.
Configurando um Grupo Específico para o Reserva:
Para tornar um grupo específico para o reserva, basta acessar as configurações de grupo, Configurações > Aba Grupos e clicar em "Editar" o grupo.
Nas configurações deste grupo deve-se marcar a opção de "Grupo Reserva", e clicar em "Confirmar" para salvar as alterações.
Pronto, o Grupo já está configurado como "Grupo Reserva".
O grupo que tem essa opção marcada, só será visível dentro do "Módulo Reserva" e para usuários que NÃO sejam garçom. Ao lançar um item deste grupo, sua quantidade será lançada, conforme a quantidade de dias reservados para aquele quarto.
No exemplo abaixo foi reservado um quarto por 5 dias:
Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Make CHM Help File Creation a Breeze with HelpNDoc