Boleto
Boleto
Financeiro/ Geral/ Conta Bancária
Tópicos deste artigo:
1. Configuração do Boleto Bancário Sicoob
2. Emitir o Boleto Bancário pelo Contas a Receber.
3. Visualizar Boleto Emitido
4. Emissão de Boleto na Venda
1. Configuração do Boleto Bancário Sicoob
Emissão de boleto bancário Sicoob. Para configurar corretamente, siga os seguintes passos:
1.1. Primeiro Passo: Configurar o Banco Sicoob em Financeiro > Cobrança Bancária.
Descrição Detalhada dos Campos:
- Nome: Nome do Banco
- Conta Corrente: A conta corrente precisa estar configurada anteriormente em: Conta Corrente.
- Cliente ID: O Client ID deve ser criado no site https://developers.sicoob.com.br/, cadastrando a integração bancária na conta e importando as chaves do certificado.
- Número do Contrato: O Número do Contrato pode ser obtido no mesmo site onde foi criado o Client ID.
- Sequência: Deve ser deixado zerado; o sistema insere esse valor automaticamente.
- Nosso Número: Deve ser deixado zerado; o sistema insere esse valor automaticamente.
- Modalidade: Simples com Registro.
- Tipo de PIX:
- Padrão: Buscar o que está configurado no Banco Sicoob, verificando se ele gera ou não QR Code de PIX.
- Com PIX: Apresenta no boleto o QR Code para pagamento via PIX.
- Sem PIX: Não apresenta no boleto o QR Code para pagamento via PIX.
- Tipo Documento: Duplicata Mercantil.
- Tipo: Cliente (quem está fazendo a emissão do boleto).
- Limite de Pagamento (Dias): Número de dias para vencimento do boleto.
- Desconto, Multa e Juros: Configurar conforme a necessidade do cliente.
- Negativação: O usuário pode optar por negativar ou não o cliente após o prazo de vencimento do boleto, caso ele não seja pago.
- Protesto: Após o vencimento do prazo de pagamento do boleto sem ser pago, o banco envia o protesto diretamente para o cartório.
- Instrução: As informações descritas na instrução serão apresentadas na impressão do boleto, na seção de instruções.
1.2. Segundo passo: Configurar a Forma de Pagamento em Faturamento/ Forma de Pagamento.
Exemplo de configuração da Forma de pagamento. Lembrar de selecionar o Tipo de Pagamento 15 - Boleto Bancário para garantir que a funcionalidade opere corretamente.
2. Emitir o Boleto Bancário pelo Contas a Receber.
Financeiro/ Geral/ Contas a Receber
Após realizar as configurações necessárias, é possível emitir o boleto pelo Menu de Contas a Receber. Isso pode ser feito através de uma venda cuja forma de pagamento seja "Boleto" ou por meio do cadastro manual de uma parcela no Contas a Receber.
Para mais informações sobre como gerar parcela manual, consulte o artigo Contas a receber .
A emissão do boleto no Contas a Receber pode ser realizada de duas formas:
2.1. Emitir Boleto pela opção Editar:
- Clique nos três pontos ao lado da parcela desejada e selecione a opção Editar.
- A parcela será aberta na tela.
- No canto superior direito, informe o banco.
- Após escolher o banco, clique em Emitir Boleto.
2.2. Emissão de Boleto Selecionando Parcelas pelo Checkbox
Você pode emitir boletos selecionando as parcelas através do checkbox, permitindo a emissão em lote:
- Selecione as parcelas desejadas utilizando o checkbox ao lado de cada uma.
- No topo da tela, logo após os filtros, você encontrará a opção para selecionar o Banco.
- Ao lado do campo Banco nas Opções de Fatura, escolha Emitir Boleto.
3. Visualizar Boleto Emitido
Após emitir o boleto, as opções de emissão serão substituídas pela opção de visualização dos boletos.
Para visualizar o boleto pela tela principal do Contas a Receber, clique nos três pontos ao lado da parcela e selecione Visualizar Boleto.
A outra forma de visualizar o boleto emitido é pela opção Editar.
4. Emissão de Boleto na Venda
Vendas/ Pedidos
- Efetue a venda normalmente e emita a nota fiscal.
- Após a emissão, clique em Mais Opções.
- Selecione a opção Emitir Boletos.
- Será exibida uma tela para selecionar o banco responsável pela geração do boleto. Após escolher o banco, clique em Emitir para finalizar o processo.
- Após a emissão, o boleto será exibido na tela para visualização.
- Se precisar visualizar novamente, siga os mesmos passos e clique em Emitir Boleto. O sistema já vinculou o boleto a essa venda, portanto, não será emitido novamente.
- Também é possível visualizar o boleto pelo Contas a Receber. Basta clicar nos três pontos ao lado da parcela e selecionar a opção Visualizar Boleto.
5.Boletos Baixados
Financeiro/ Boletos Baixados
- Quando o pagamento de um boleto é realizado, o prazo para que o sistema registre a compensação bancária varia entre 1 a 3 dias úteis após o pagamento.
Na tela de consulta, estão disponíveis os seguintes filtros:
- Banco: Selecione o banco onde o boleto foi emitido.
- Período: Para o Banco Sicoob, o período de pesquisa é limitado a 2 dias consecutivos.
Para realizar a baixa siga os passos:
5.1. Selecione os boletos pagos para realizar a baixa.
5.2. Clique em Baixar Boletos para concluir o processo.
5.3. Após isso, será exibida a tela Confirmando Pagamento, ao finalizar indica que a baixa foi realizada com sucesso.
5.4. Por fim confira no caixa o registro da baixa do boleto na data que ele foi pago.
Financeiro/ Caixa
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