Boleto


Financeiro/ Geral/ Conta Bancária


Tópicos deste artigo:

1. Configuração do Boleto Bancário Sicoob

2. Emitir o Boleto Bancário pelo Contas a Receber.

3. Visualizar Boleto Emitido

4. Emissão de Boleto na Venda



1. Configuração do Boleto Bancário Sicoob

Emissão de boleto bancário Sicoob. Para configurar corretamente, siga os seguintes passos:


1.1. Primeiro Passo: Configurar o Banco Sicoob em Financeiro > Cobrança Bancária.

Descrição Detalhada dos Campos:

  • Nome: Nome do Banco
  • Conta Corrente: A conta corrente precisa estar configurada anteriormente em: Conta Corrente.
  • Cliente ID: O Client ID deve ser criado no site  https://developers.sicoob.com.br/, cadastrando a integração bancária na conta e importando as chaves do certificado.
  • Número do Contrato: O Número do Contrato pode ser obtido no mesmo site onde foi criado o Client ID.
  • Sequência: Deve ser deixado zerado; o sistema insere esse valor automaticamente.
  • Nosso Número: Deve ser deixado zerado; o sistema insere esse valor automaticamente.
  • Modalidade: Simples com Registro.
  • Tipo de PIX:
    1. Padrão: Buscar o que está configurado no Banco Sicoob, verificando se ele gera ou não QR Code de PIX.
    2. Com PIX: Apresenta no boleto o QR Code para pagamento via PIX.
    3. Sem PIX: Não apresenta no boleto o QR Code para pagamento via PIX.
  • Tipo Documento: Duplicata Mercantil.
  • Tipo: Cliente (quem está fazendo a emissão do boleto).
  • Limite de Pagamento (Dias): Número de dias para vencimento do boleto.
  • Desconto, Multa e Juros: Configurar conforme a necessidade do cliente.
  • Negativação: O usuário pode optar por negativar ou não o cliente após o prazo de vencimento do boleto, caso ele não seja pago.
  • Protesto: Após o vencimento do prazo de pagamento do boleto sem ser pago, o banco envia o protesto diretamente para o cartório.
  • Instrução: As informações descritas na instrução serão apresentadas na impressão do boleto, na seção de instruções.



1.2. Segundo passo: Configurar a Forma de Pagamento em Faturamento/ Forma de Pagamento.

Exemplo de configuração da Forma de pagamento. Lembrar de selecionar o Tipo de Pagamento 15 - Boleto Bancário para garantir que a funcionalidade opere corretamente.




2. Emitir o Boleto Bancário pelo Contas a Receber.

Financeiro/ Geral/ Contas a Receber


Após realizar as configurações necessárias, é possível emitir o boleto pelo Menu de Contas a Receber. Isso pode ser feito através de uma venda cuja forma de pagamento seja "Boleto" ou por meio do cadastro manual de uma parcela no Contas a Receber.

Para mais informações sobre como gerar parcela manual, consulte o artigo Contas a receber .


A emissão do boleto no Contas a Receber pode ser realizada de duas formas:


2.1. Emitir Boleto pela opção Editar: 

  • Clique nos três pontos ao lado da parcela desejada e selecione a opção Editar.
  • A parcela será aberta na tela.
  • No canto superior direito, informe o banco.
  • Após escolher o banco, clique em Emitir Boleto.



2.2. Emissão de Boleto Selecionando Parcelas pelo Checkbox

Você pode emitir boletos selecionando as parcelas através do checkbox, permitindo a emissão em lote:

  • Selecione as parcelas desejadas utilizando o checkbox ao lado de cada uma.
  • No topo da tela, logo após os filtros, você encontrará a opção para selecionar o Banco.
  • Ao lado do campo Banco nas Opções de Fatura, escolha Emitir Boleto.



3. Visualizar Boleto Emitido

Após emitir o boleto, as opções de emissão serão substituídas pela opção de visualização dos boletos.

Para visualizar o boleto pela tela principal do Contas a Receber, clique nos três pontos ao lado da parcela e selecione Visualizar Boleto.



A outra forma de visualizar o boleto emitido é pela opção Editar.



4. Emissão de Boleto na Venda

Vendas/ Pedidos


  • Efetue a venda normalmente e emita a nota fiscal.
  • Após a emissão, clique em Mais Opções.
  • Selecione a opção Emitir Boletos.




  • Será exibida uma tela para selecionar o banco responsável pela geração do boleto. Após escolher o banco, clique em Emitir para finalizar o processo.


  • Após a emissão, o boleto será exibido na tela para visualização.
  • Se precisar visualizar novamente, siga os mesmos passos e clique em Emitir Boleto. O sistema já vinculou o boleto a essa venda, portanto, não será emitido novamente.
  • Também é possível visualizar o boleto pelo Contas a Receber. Basta clicar nos três pontos ao lado da parcela e selecionar a opção Visualizar Boleto.



5.Boletos Baixados

Financeiro/ Boletos Baixados


  • Quando o pagamento de um boleto é realizado,  o prazo para que o sistema registre a compensação bancária varia entre 1 a 3 dias úteis após o pagamento.


Na tela de consulta, estão disponíveis os seguintes filtros:

  • Banco: Selecione o banco onde o boleto foi emitido.
  • Período: Para o Banco Sicoob, o período de pesquisa é limitado a 2 dias consecutivos.


Para realizar a baixa siga os passos:

5.1. Selecione os boletos pagos para realizar a baixa.

5.2. Clique em Baixar Boletos para concluir o processo.


 



5.3. Após isso, será exibida a tela Confirmando Pagamento, ao finalizar indica que a baixa foi realizada com sucesso.



5.4. Por fim confira no caixa o registro da baixa do boleto na data que ele foi pago.

Financeiro/ Caixa



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Pedidos

Forma de pagamento

Caixa



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